A Doula assiste e orienta a mulher em seu parto e nos cuidados com o seu bebê, oferecendo “calor”, conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico,espiritual e informativo durante o período de intensas transformações que ela vivencia .

Parabenizo todas essas mulheres que representam tanto na vida e na vivência de uma mulher grávida. Fico contente,que a cada dia, esse conceito está mais conhecido e vem conquistando as pessoas,nas discussões sobre parto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, uma Doula é uma prestadora de serviços que foi treinada sobre o parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência, fornecendo um apoio emocional e informações de que necessita a parturiente, dando a ela a possibilidade de participar das decisões acerca das condutas a serem tomadas no pré parto, parto e pós-parto (puerpério).

Ter uma Doula de acompanhante no parto chega a reduzir em 50% nos índices de cesarianas, 20% na duração do trabalho de parto, 60% nos pedidos de analgesia peridural e 30% em seu uso, 40% no uso de ocitocina e fórceps. Além é claro dos benefícios emocionais como a facilitação da interação entre mãe e bebê, diminuição nos estados de ansiedade e baixa autoestima e redução na incidência de depressão pós-parto.

No entanto, é sempre bom lembrar que a Doula não realiza qualquer procedimento médico ou clínico como aferir pressão, toques e monitoração de batimentos, bem como administração de medicamentos. Ela não discute procedimentos com a equipe e nem questiona decisões. Não substitui acompanhantes escolhidos e nem profissionais envolvidos na assistência ao parto,seja no hospital,em Centros de parto normal ou no domicilio.

Antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, geralmente mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo. Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre na casa da” mulher parida”, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar das outras crianças.

Atualmente a Doula é uma mulher que oferece suporte contínuo,baseado em evidências científicas”. Alguém que possa segurar as mãos, e olhar nos olhos,num dos mais significativos momentos, da vida de uma mulher.

RECEBA MINHA AJUDA 🙂

Vamos conversar e descubra por onde começar ou para esclarecer alguma dúvida.
Vou adorar te ajudar!

LOGO MARISILDA3 - 18 de Dezembro: Dia da Doula. Parabéns!

/////////////////////////

contato@marisildabrochado.com.br
Florianópolis/SC | Brasília/DF | São Paulo/SP
Tel: 55 48 99819 1791

Share This